Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo – CAASP

Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - CAASP

Ao se associar a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo – CAASP, o advogado tem acesso a inúmeros benefícios como: 30% de desconto nos planos de saúde para advogados e estagiários de direito, 25 a 40% de desconto em livros jurídicos na Livraria da CAASP e ainda compram medicamentos a preço de custo na Farmácia da CAASP.

Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios que um associado à CAASP possui, leia este artigo que aborda os seguintes tópicos:

  1. Sobre a OAB-SP
  2. Quem é a CAASP?
  3. Benefícios de ser associado
  4. Como se associar?

Sobre a OAB-SP

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil é uma instituição que visa defender a Constituição, os direitos humanos, a justiça e a democracia do nosso país. Ela ainda é a única instituição responsável pela representação, seleção, defesa e disciplina dos advogados. 

Ela atua protegendo seus ideais desde 1932, onde abraçou a bandeira do Estado Democrático de direito durante a ditadura militar, além de defender a liberdade de expressão e juntamente com outras entidades lutou pelas Diretas-Já. 

A OAB-SP é a maior do país, com mais de 350 mil advogados e 15 mil sociedades. Para dar conta dessa demanda, possui 800 postos de atendimento distribuídos por todo o estado de São Paulo além dos 107 pontos de Certificação Digital.

A entidade recebeu a certificação da ISSO 9001 em todas as Subseções presentes no estado de São Paulo, focando em aprimorar cada vez mais seus serviços prestados. Do mesmo modo, busca a ampliação e consolidação da cidadania no país.

Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo – CAASP, é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que tem como finalidade prestar assistência social aos inscritos na OAB SP e seus respectivos dependentes. 

A entidade é mantida através das arrecadações feitas pelos advogados e estagiários à OAB e é dirigida por Advogados eleitos por voto direto através da eleição do Conselho Seccional da OAB SP. 

A CAASP dispõe de diversos serviços como farmácia, livraria, odontologia, planos de saúde, rede médica e seguros. Portanto oferece a seus associados condições especiais de utilização desses recursos. 

Além disso, ela ainda oferece benefícios pecuniários como os auxílios creche, educação, extraordinário, família mensal, funeral, hospitalar, maternidade, medicamento, mensal, natalidade e auxílio odontológico.

Benefícios de ser associado da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo

Ao se associa a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, o beneficiário tem acesso a descontos exclusivos em planos de saúde, medicamentos, dermocosméticos e livrarias, além de desconto em serviços prestados por seus parceiros. 

Em relação ao plano de saúde, por fazer parte de uma instituição, o associado tem acesso ao plano de saúde por adesão que garante 30% de desconto no preço do plano além de diversos outros benefícios de cobertura e reembolso. 

Sobre a Livraria CAASP, é possível adquirir exemplares com desconto que variam de 25 a 40% do valor praticado pelo mercado, com acesso a livros jurídicos, literários e infantis. 

Ao mesmo tempo, a farmácia da CAASP repassa os medicamentos e cosméticos a preço de custo e ainda os produtos podem ser adquiridos de qualquer lugar do estado de São Paulo através do CAASP Shop. 

Assim também, a CAASP tem parceria com diversos parceiros que prestam serviços automotivos, de compra, entretenimento, lazer, educação, conveniência, saúde e viagens, tudo para garantir diversas vantagens a seus usuários.

Como se associar

Para usufruir das vantagens da CAASP, o interessado deve estar regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.  

Assim sendo, os associados podem, automaticamente, utilizar os benefícios da entidade, bem como seus dependentes diretos. 

Para ter direito aos serviços e benefícios da CAASP, o advogado ou estagiário deve cumprir com alguns requisitos como: 

  • Estar quite com as Tesourarias da Ordem dos Advogados do Brasil e da CAASP; 
  • Comprovar o exercício regular e habitual da advocacia;
  • Exclusivamente para solicitação de Benefícios Pecuniários: Estar inscrito, por pelo menos um ano, como advogado, ou estagiário, somando-se os tempos de um e outro, se o caso, para atingir o período mínimo de inscrição previsto no inciso. 

São considerados dependentes do advogado ou estagiário: 

  • Cônjuges ou companheiros(as) (inclusões automáticas/SAC); 
  • Os filhos de até 18 anos incompletos ou 24 anos incompletos, estes se estudantes universitários (inclusões automáticas/SAC); 
  • Os filhos maiores de 18 anos, até 24 anos incompletos, estes se estudantes, pelo período de 1 ano (inclusões não-automáticas/BNF);
  • Os incapazes, cuja guarda lhes for atribuída por decisão judicial; adoção, tutela ou guarda, com apresentação de documento comprobatório (inclusões automáticas/SAC).